O Que É Inbound Marketing?

Descobrir novas técnicas de vendas e apostar em estratégias para melhorar os números é uma tendência cada vez maior no mercado. E com isso, entender o que é Inbound Marketing é extremamente importante – e pode representar a grande virada em sua vida profissional.
Você talvez já tenha notado que muitas vezes as estratégias de marketing estão em levar o produto e a marca até o cliente. Isso é o que chamamos de “Outbound”. A metodologia Inbound é exatamente o contrário.
Nesse caso, consideramos que é mais eficaz trazer o cliente até você, a partir de uma série de estratégias que visam não somente atrair, mas também – e principalmente – cativar e fidelizar essas pessoas.
A ideia seria mais ou menos essa: você para de correr atrás dos clientes, e eles simplesmente começam a brotar na sua frente, ávidos por consumir os seus produtos e/ ou serviços. Isso é exatamente o que é Inbound Marketing.

Entenda Melhor O Conceito – O Que É Inbound Marketing, E Como Isso Funciona?
Uma boa estratégia de marketing precisa entender que o comportamento e todos os padrões de consumo mudaram, e é importante se adequar as novas regras desse complexo jogo. O que o Inbound Marketing promove é justamente a ideia de que você precisa mudar a sua abordagem.
Até pouco tempo atrás, a estratégia era a seguinte: interromper as tarefas de uma pessoa a partir de métodos de propaganda que a fizessem, de alguma forma, perceber o produto oferecido.
Mas, essa metodologia tradicional não consegue olhar com cuidado para o público, e acaba conversando com uma quantidade exorbitante de pessoas que não têm interesse algum naquilo que está sendo exibido.
Quando você pesquisa o que é Inbound Marketing entende que se trata principalmente de uma estratégia para conversar com um público específico, com leads com altíssimo potencial para consumo.

Conteúdo Relevante É A Peça Chave Dessa Metodologia!
Então, como atrair os seus clientes sem, necessariamente, criar um sistema de abordagem que seja invasivo, e que disperse tantos “tiros errados”? O segredo é construir um canal com conteúdo relevante, que faça com que as pessoas se sintam naturalmente interessadas naquilo que você está falando.
- Marketing de atração:
Quando falamos sobre tudo isso, e analisamos com cuidado o que é o Inbound Marketing, fica mais fácil entender até mesmo a sua tradução que pode ser adaptada em português como “Marketing de Atração”.
Então, você precisa ter uma mensagem clara, que será responsável por atrair a atenção das pessoas, e fazer com que elas cheguem até o seu produto e/ ou serviço de maneira realmente interessada.
- O que é conteúdo útil e relevante?
Para se aprofundar ainda mais nesse conceito, é de suma importância que você entenda os conceitos de “útil” e “relevante”. O conteúdo útil precisa ajudar o seu cliente, precisa resolver alguma questão.
Já o conteúdo relevante precisa despertar o interesse. Precisa trazer uma novidade, ensinar algo novo ao cliente. É assim que ele se torna interessante e acaba trazendo um interesse maior.

Qual Foi A Origem E Como Surgiu O Inbound Marketing?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é Inbound Marketing é legal ter mais ciência a respeito do surgimento dessa estratégia que tem se mostrado tão eficiente.
O termo ficou conhecido ao ser usado por Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot. Mas, existem evidências de que antes disso o conceito já era desenvolvido, no entanto sobre outro nome, o de “Marketing de Permissão”, citado no livro “Permission Marketing” de 1999.
Apesar de não ser uma obra que fala especificamente do Inbound Marketing nos modelos que conhecemos hoje, é uma leitura que pode ajudar a encontrar as diretrizes para a implantação dessa técnica.
Inbound Marketing e Marketing Digital
Diretamente relacionado ao Inbound Marketing está o preceito de Marketing Digital. A internet permitiu que as pessoas conseguissem filtrar a comunicação de acordo com aquilo que lhes interessa.
Elas se organizam em grupos, fóruns e outras ferramentas que permitem a disseminação de informação a um determinado público. O Inbound Marketing então pode ser aplicado em parceria com outras estratégias de marketing digital, e com isso faz com que o cliente seja levado aquilo que ele realmente deseja encontrar.
- Outbound Marketing:
Ainda tratando o que é Inbound Marketing, surge uma outra questão que nos leva a perguntar: como seria o oposto, o tal do Outbound marketing? Nesse caso falamos das abordagens que já são utilizadas:
- Anúncios de vários tipos;
- Telemarketing;
- E-mail;
- Estandes de vendas em eventos, etc.
Tudo isso chega até o seu cliente de forma indiscriminada, e sem, exatamente, definir qual é o público a ser atendido. No fim acaba sendo uma comunicação mais invasiva, que interrompe a atividade de uma pessoa praticamente obrigando ela a ver algo que pode não ser assim tão interessante.

É o que chamamos de oferta direta, com uma intenção clara de vender, sem se preocupar na criação de conteúdos úteis e relevantes. Ela também acaba gerando bem menos engajamento.
- Quem fala e quem escuta no Outbound marketing?
Deu para perceber, no nosso conteúdo sobre o que é inbound marketing, que se trata de uma estratégia onde existe certa interação. No Outbound marketing as coisas são diferentes.
Um lado fala, enquanto outro é responsável por ouvir. Não há nenhuma possibilidade de o público interagir com o anúncio – podemos citar televisões e revistas, por exemplo.
Claro que isso não significa que o Outbound Marketing é ineficiente ou algo do tipo. Mas se trata, sim, de uma estratégia que contém algumas falhas, e pode não trazer os melhores resultados, principalmente se comparado ao Inbound Marketing.
Agora você já sabe o que é Inbound Marketing. Como você viu, essa é uma estratégia que com certeza pode lhe trazer inúmeros benefícios, e pode ser utilizada com a finalidade de potencializar o seu marketing, consequentemente gerando mais retorno.
Saber o que é Inbound Marketing é uma das coisas mais importantes atualmente para conseguir manter clientes sempre em busca de seu serviço. Experimente, e descubra o potencial dessa estratégia. A Taurus oferece estratégia para que a sua empresa alavanque as vendas e se torne ainda mais potente. Acesse o site e saiba mais.