O que é Inside Sales?

Adotar novos processos de vendas é fundamental para que você consiga melhores resultados em sua empresa. E entender o que é Inside Sales pode ser o primeiro passo para faturar mais e melhorar os números de seu negócio.
Esse tem sido o método mais adotado, e capaz de trazer ótimos retornos para a empresa. A ideia é utilizar os sistemas de venda local, como internet e telefone, garantindo um contato mais eficaz com o cliente.

Como você bem sabe, a internet e as telecomunicações são fundamentais para qualquer empreendimento. Independentemente do ramo ou mesmo do porte, é difícil imaginar qualquer sucesso que não envolva esses meios de comunicação como ferramentas cruciais.
E é justamente isso que o conceito de Inside Sales prevê: vendas remotas que ajudem a aumentar o número de clientes, mantendo um contato frequente com as pessoas interessadas em consumir os seus produtos e/ou serviços.
Descubra agora O que é Inside Sales!
Inside Sales significa, em tradução livre, “Vendedor Interno”. Na prática, significa que você terá vendedores atuando em prol de sua marca sem que necessariamente eles fiquem face a face com os clientes. Mas como a comunicação será feita, então?
Através de todos os dispositivos tecnológicos que dispomos atualmente, podemos citar rapidamente ferramentas como telefone – que já é utilizado para vendas há muitos anos, e sobre o qual falaremos em breve – e-mail, redes sociais, entre outros.
Em alguns casos você poderá encontrar definições sobre o que é Inside Sales como “venda nas nuvens”, que basicamente faz uma alusão ao sistema de armazenamento virtual.
Existem inúmeras vantagens a respeito desse novo processo, que vem sendo cada vez mais adotado no Brasil, e que já é praticamente um padrão de vendas em países desenvolvidos, como é o caso dos Estados Unidos.

Vendas Por Telefone É Ou Não É Inside Sales?
As vendas por telefone, conhecidas como “telemarketing” começaram a surgir na década de 70, e representaram uma verdadeira revolução nos métodos de vendas. Claro que elas também são cheias de problemas, a começar pelo discurso ensaiado e pouco empático utilizado pela maioria das centrais.
Nesse tipo de abordagem, muitas vezes preza-se mais pela quantidade de atendimento que um profissional faz do que, de fato, pela qualidade. Isso acaba trazendo um retorno negativo, já que os clientes ficam insatisfeitos.
Mas, quando surgiu o método B2C (Business to Consumer), onde ocorre um acompanhamento de oportunidades mais assertivo, e ligações mais amigáveis e menos agressivas, podemos identificar o surgimento do Inside Sales.
Naturalmente esse método passou a evoluir junto com toda a tecnologia, e hoje esse atendimento hoje é representado pelas vendas que são realizadas dentro da empresa em contraponto ao chamado “Field Sales”, que aquele modelo de vendas em que o profissional precisa se deslocar até o cliente, marcando uma reunião presencial.
Mas Afinal Quais São As Vantagens De Inside Sales?
Quando falamos sobre o que é Inside Sales, muitas pessoas acham estranho, à primeira vista, que um modelo de vendas remoto seja uma opção interessante para ganhar mais dinheiro e conquistar mais clientes. Mas as vantagens disso podem ser realmente inúmeras!
- Aumento da produtividade:
A primeira vantagem para o empresário é, com certeza, a produtividade de sua equipe. Pense bem: quando é necessário visitar um cliente para fechar uma venda, o profissional consegue ir a 1 ou 2 lugares em um dia.
Com o sistema de vendedor interno devidamente implantado em sua empresa esse número pode aumentar de maneira considerável. Com isso, os clientes recebem muito mais atenção, já que o vendedor não estará sempre atrasado e correndo para outro compromisso, e o contato se torna muito mais eficiente.
- Redução de custos:
Em segundo lugar, não podemos deixar de comentar a respeito da redução de custos, outro fator que acaba se destacando quando o assunto é “O que é Inside Sales”.
Para manter um profissional na rua atendendo seus clientes de maneira alocada você precisa lidar com diversos custos adicionais. Transporte, alimentação, hospedagem entre outros.
Quando você mantém o profissional dentro da empresa todos esses gastos são reduzidos. Você terá de arcar, obviamente, com um bom sistema de ligação, uma conexão com internet de alta qualidade e softwares que permitam esse contato. Mas tudo isso sai mais em conta do que manter um vendedor na rua.

A Soma Desses Dois Fatores Torna O Inside Sales Uma Potência!
A soma dessas duas vantagens nos mostra o que é Inside Sales, e nos faz entender melhor como esse método pode realmente ser potente e eficaz para melhorar os números de sua empresa, ajudando a sua equipe a produzir mais e melhor, ao mesmo tempo em que promove um corte nos seus custos nos processos de vendas.
- Entenda O Que Diferencia O Inside Sales De Outras Abordagens À Distância!
Talvez você ainda esteja pensando que “Inside Sales” é qualquer contato comercial que se faça a distância. Mas não é bem assim, até porque, como bem sabemos, alguns deles – como o telemarketing tradicional – não costumam dar retornos.
É importante entender que o Inside Sales não é um sistema de contato aleatório, com qualquer pessoa que você encontre. Na verdade, ele é praticado a partir de uma estratégia de identificação de leads, suspects, propects e que serão, posteriormente, transformados em clientes.
Ou seja, durante a prática do Inside Sales a atenção não será dispensada com pessoas que não tenham interesse ou qualquer mínimo potencial para consumir. A escolha dos perfis ideais a serem trabalhados é um dos passos mais importantes dessa técnica.

Vale A Pena Apostar Em Inside Sales?
Nos dias atuais, essa talvez seja uma das ferramentas mais úteis e mais interessantes. Saber o que é Inside Sales e entende a potência dessa estratégia importante de marketing para melhorar os seus negócios é um dos passos cruciais.
Com certeza essa é uma opção interessante se você enxergar que o seu negócio tem potencial para crescer mais, e para conquistar ainda mais clientes, fechando vendas de maneira mais efetiva e com menores gastos.
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O uso de atendimento via redes sociais, e-mail, WhatsApp empresarial entre outros fará com que seus clientes enxerguem a modernidade e o desenvolvimento em seu negócio. Saber o que é Inside Sales é fundamental para conquistar essa reputação.